Buscar
  • Professora Luciana Naomi

Danças Urbanas (Street Dance)


Danças urbanas é o nome dado a todos os estilos de dança que foram criados nos guetos e centros urbanos, logo esta denominação engloba diversas modalidades, por exemplo: Breaking dance, Popping, Locking, Hip Hop, Krump, Wacking, House Dance, entre outras. São muitos os ritmos, porém todos têm algo em comum, ambos foram criadas no meio social: festas, danceterias, concursos de talentos e até mesmo na rua, não é um estilo de dança acadêmico como o ballet.

A partir dos anos 70, em meio à era disco, foram criadas diversas danças que vieram do meio urbano, e foi nessa época que o hip hop começou a se destacar, partindo do gueto Nova Yorkino do Bronx para o Harlem e Brooklin e, futuramente, para o mundo.

As Danças Urbanas no Brasil

Um dos pioneiros das Danças Urbanas aqui no Brasil foi Nelson Triunfo, que trouxe o Break Dance as ruas, começando pela Bahia, depois Brasília e logo estava em São Paulo (1976) onde formou o grupo Black Soul Brothers.

Conforme o Brasil descobria videoclipes, como os de Michael Jackson, e filmes, como "Flashdance", ou ainda, a partir do momento em que a sociedade absorveu a nova informação pelos canais oficiais, ou pela mídia de massa, suas barreiras e preconceitos perante a cultura e a dança diminuíram (ROCHA et al, 2001).

Hoje as Danças Urbanas cresceram e se expandiram pelo país, estão presentes em muitos centros culturais, academias e até mesmo nas escolas difundindo sua cultura, idealizações e principalmente sua dança.

Quer conhecer um pouco mais? A ESPORTE CONVIVER oferece aulas de Danças Urbanas para crianças a partir de 6 anos. Veja nossos horários e agende uma aula gratuita.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://www.movimentolivre.com.br/street-dance

http://hiphopsteps.blogspot.com.br

#dançasurbanas #StreetDance #Dance #Auladedança #dançaderua #auladehiphop #hiphopzonaleste #dançapracriança #hiphoppracrianças #dançasurbanaspracrianças #dancekids

1,424 visualizações

Posts recentes

Ver tudo