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  • Carolina Padilha | Nutricionista

Como Ajudar as Crianças a Tomar o Café da Manhã


A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ PARA SAIR DO JEJUM E FORNECER ENERGIA.

Muitas crianças não acordam com apetite e, por vezes, acabam utilizando apenas o leite com achocolatado para não pular o café da manhã, o que está longe de ser uma refeição equilibrada.

Nesse momento, cabe aos pais incentivarem e participarem dessa refeição, para que elas mudem o hábito e passem a ter mais equilíbrio e qualidade no que estão consumindo.

UMA REFEIÇÃO EQUILIBRADA DEVE CONTER UM PRODUTO DE CADA GRUPO ALIMENTAR

PROTEÍNAS OU LATICÍNIOS (LEITE, IOGURTE, QUEIJO)

FRUTAS (FONTES DE VITAMINAS, MINERAIS E FIBRAS)

CARBOIDRATOS (PÃO INTEGRAL, AVEIA, GRANOLA, BOLO SIMPLES)

HIDRATAÇÃO (ÁGUA, ÁGUA DE COCO OU SUCO DE FRUTAS)

OS PAIS DEVEM SER O EXEMPLO Sempre que possível, comer junto com a criança para incentivá-la a comer de forma saudável.

ORGANIZAR OS ALIMENTOS PREVIAMENTE Para oferecer uma refeição completa, organize o que é possível na noite anterior, isso ajuda a evitar a correria no período da manhã.

EVITE ELETRÔNICOS NESSE PERÍODO Evite televisão, tablet, celular, e procure conversar com seu filho para criar um ambiente sadio.

FAÇA UMA TRANSIÇÃO AOS POUCOS Sabemos que a criança não vai comer toda a composição logo no primeiro café da manhã montado, mas não deixe de ter e oferecer os alimentos. Aos poucos, ela irá melhorar o apetite e terá vontade de experimentar os alimentos novos.

PERGUNTE DO QUE SEU FILHO GOSTOU Conforme você vai oferecendo os alimentos, verifique do que a criança mais gostou e, sempre que possível, pesquise o que a escola oferece de lanche, para saber mais sobre as preferências alimentares do seu filho.

EVITE GULOSEIMAS LOGO CEDO Procure evitar biscoitos recheados, achocolatados prontos ou outros alimentos processados ou industrializados. Incentive a criança a experimentar as versões saudáveis destes mesmos alimentos, caso já possua o hábito de consumi-los pela manhã.

ESTIMULE SEU FILHO A PARTICIPAR DO PREPARO E DA ESCOLHA Quando possível, convide a criança para ajudar no preparo dos alimentos, a fim de incentivar a intimidade com os mesmos, ficando mais motivada ao consumo. Outra sugestão, é levá-la à feira ou ao mercado, para que ela possa conhecer e escolher os alimentos que vai consumir durante a semana.

INCENTIVE NOVAS PREPARAÇÕES DO MESMO ALIMENTO Variar texturas, cortes e preparos ajuda a tirar a monotonia alimentar, bem como estimula o desenvolvimento do paladar. Por isso, procure fazer do pão uma torrada; o ovo pode ser cozido ou mexido; sucos podem ser feitos com misturas de frutas ou legumes; entre outras variações.

EXPLIQUE A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ É interessante que a criança compreenda a importância do café da manhã. Cabe aos pais explicar, de forma lúdica, para que ela compreenda como vai se beneficiar ao consumir cada tipo de alimento.

TENHA HORÁRIOS E ROTINA Caso seu filho estude de manhã, acorde-o pelo menos 1h antes para se arrumar com calma, até ficar com apetite para comer. E para os que estudam à tarde, procure acordá-los cedo, a fim de que consigam realizar o café. Se preciso, crie horários para dormir e acordar mais cedo.

SEGUNDA

Goiaba Picada

1 fatia de pão integral

Cream Cheese

Suco de Uva Natural

TERÇA

Uvas

Bolo de cenoura caseiro

Vitamina de morango

QUARTA

Torrada de pão integral

1 ovo mexido

Suco de laranja

QUINTA

Manga picada

Bisnaguinha integral

Queijo magro (amarelo light, minas ou ricota)

Suco de abacaxi c/ hortelã

SEXTA

Banana picada Iogurte natural com mel 1 colher de aveia em flocos Suco de maçã

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