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Brincadeira saudável: a prática de esportes na infância é essencial


Todo mundo já sentiu, vez ou outra, aquele desconforto quando precisa exigir um pouco mais do corpo para cumprir uma tarefa. Seja lavar o carro, aparar a grama ou até brincar com os filhos no parque, o corpo sedentário sempre acusa o que lhe falta: movimento. Mas não é só na vida adulta que a preocupação com a prática de exercícios para uma melhor qualidade de vida deve existir. Apesar de pouco discutida, a necessidade da prática de exercícios físicos na infância é inquestionável. Mas não bastam as brincadeiras: estamos falando de esporte para crianças.

Não é segredo que especialistas dos mais diversos campos científicos incentivam a prática de esportes por crianças desde seus primeiros meses de vida. Na fase essencial de sua formação, a pratica auxilia no desenvolvimento saudável do corpo e da mente. Aos cinco ou seis meses, por exemplo, o bebê já pode começar a ter uma rotina nos esportes. Assim que os bracinhos e perninhas já estão se movimentando bem, o bebê pode fazer natação ou hidroginástica, que tem ótimo estímulo motor, fortifica a musculatura, aumenta a capacidade cardíaca e de quebra ainda auxilia o tratamento de problemas respiratórios.

Outro bom exemplo de esporte para crianças é o Karatê, entre outras artes marciais, que são essenciais para os pequenos com pouca massa muscular que precisam de uma ajudinha para ganhar mais força. A consciência corporal, elasticidade e equilíbrio também podem ser trabalhados na ginástica rítmica e ginastica artística, que são muito divertidas e garantem que os pequenos vão balançar o esqueleto. Para consciência de grupo, desenvolvimento social e aprender a lidar com pessoas, os esportes em time são sempre indicados. Voleibol, basquete, handebol, futsal... a lista de opções é extensa e não há desculpas para não praticar! E o melhor: em todos os exemplos dados, as crianças mesmo que bem novinhas são muito bem-vindas. O exercício é sempre adequável para cada idade.

E não é só na saúde que praticar um esporte pode ajudar. Afinal, são inúmeros os casos de crianças que começaram a praticar exercícios por conta de alguma necessidade médica e terminaram como grandes esportistas de alta performance. De um jeito ou de outro, seja por diversão, performance ou razão médica, o esporte para crianças precisa ser mantido como uma forma de desenvolvimento e de ocupação do tempo. O foco nunca pode ser a obrigação de destaque em uma modalidade, por exemplo. Essa pressão não é nada boa!

O treino precoce de maneira intensiva pode acabar minando as características saudáveis da prática de esportes na infância e se tornar um exercício nocivo. É que nessa idade, por mais que os pequenos gostem de praticar diariamente suas atividades favoritas, elas realmente não querem que uma coisa que elas gostam tanto se torne uma obrigação. O esporte deve continuar leve e prazeroso e, caso a criança comece a tomar gosto por buscar melhores performances e se destaque, esse processo deve acontecer naturalmente. Portanto, vale a pena ficar atento: o treinamento precoce intensivo se caracteriza por sessões seis a sete horas semanais ou de três a quatro horas diárias, com intensidade exigida mais alta.

Mantendo sempre o respeito às particularidades de cada criança, o esporte com certeza ajudará no desenvolvimento de seu corpo e mente. O cuidado para que a prática nunca se torne exagerada garantirá que a criança vai crescer e se tornar um adulto sem aversão por exercícios e que vai levar uma vida saudável. É importante manter o foco em um ambiente agradável e divertido, onde o pequeno vai aprender a lidar e se relacionar com amigos e adversários, vai aprender a conviver com frustrações e conquistas, conhecer seus limites e potencialidades e desenvolver valores de cooperação e respeito às diferenças.

A ESPORTE CONVIVER oferece aulas de diversas modalidades esportivas, a crianças a partir de 4 anos. Agende uma aula gratuita com a gente.

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