Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

As Habilidades socioemocionais, através do voleibol, em crianças e adolescentes - Mariana B. Laurito

Um dos pilares do Método Conviver é constituído pelas Habilidades Socioemocionais (HS): um conjunto de aptidões desenvolvidas em cada ser humano, para controlar suas emoções, relacionadas ao convívio com outras pessoas e consigo mesmo. São cinco os pilares dessas habilidades, que norteiam nosso comportamento intrapessoal e interpessoal: extroversão, consciência, estabilidade emocional, amabilidade e abertura a novas experiências.

Desenvolver as HS é muito importante no que diz respeito ao convívio em sociedade. Para vivências mais completas, harmônicas e positivas, é necessário que saibamos nos relacionar com outras pessoas, que são diferentes de nós, a fim de trocar experiências, conhecimento e outras habilidades.

Quando falamos do esporte, de uma maneira muitas vezes lúdica e divertida, simulamos o convívio com outras pessoas, dentro de um ambiente controlado. Especificamente no voleibol, o desenvolvimento e a prática das HS acontecem internamente, com sua própria equipe, e externamente, com adversários, arbitragem, torcida. Por ser um esporte em que a coletividade é o ponto principal, seus praticantes desenvolvem alto senso de trabalho em equipe: o ponto só é conquistado a partir da ação coletiva. Uns dependem dos outros para proteger sua quadra e construir uma jogada.

Apesar da complexidade técnica da modalidade, o que restringe a participação de crianças muito pequenas, a prática do voleibol, a partir dos 9 anos de idade até a adolescência, se mostra muito eficiente no desenvolvimento de habilidades inerentes da vida em sociedade, que serão cobradas posteriormente na fase adulta. É exatamente nessas fases que a criança e o adolescente desenvolvem sua inteligência emocional, ao receberem influências de pais, professores, amigos e personalidades, que os ajudam a moldar seu comportamento, opiniões, preferências e referências sobre diversos assuntos. Desse modo, o trabalho com o esporte nesse período é fundamental para o amadurecimento das aptidões emocionais, tais como empatia e autocontrole.

Trazendo para situações práticas de um jogo de voleibol, podemos identificar as HS em cada reação dos alunos. Ao analisar a equipe adversária em um rally, o aluno é curioso, organizado e consciente ao observar as ações daquele momento, já prevendo os próximos passos da outra equipe. No instante decisivo de um saque ou de um ataque, fundamentos que possibilitam o ponto, o aluno demonstra coragem, assertividade e autoconfiança para “colocar a bola no chão”. E ao comemorar ou incentivar seus colegas de equipe, podemos claramente observar a empatia, a confiança no outro, o acolhimento e energia. Em treinos e partidas, os momentos de aprendizado, construção, cobrança e competição, definidos em questão de poucos segundos, exigem concentração e tomadas de decisão quase que instantâneas.

Através de um ambiente acolhedor, agradável e lúdico, os alunos da Esporte Conviver conseguem experimentar situações diversas para o autoconhecimento e observação de suas habilidades socioemocionais. A criança e o adolescente podem experimentar suas atitudes, sentimentos e emoções e o seu jeito de ser, por tentativas, erros e acertos, sem julgamento e com orientação para alcançarem a melhor versão de si mesmos. Desenvolvendo-se de uma forma divertida e prazerosa, estarão preparados para exigências e momentos de estresse fora do esporte, tais como os estudos, trabalho, relacionamentos, carreira, tornando-se adultos mais conscientes e empáticos.

Ref: OLIVEIRA, Alessandra Weiss Ferraz. Voleibol na adolescência e o desenvolvimento do autodomínio emocional: dilemas dos contextos curriculares e extracurriculares na ação pedagógica do professor de educação física. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2019.

15 visualizações

Fundada em 2010, a Escola de Esportes Conviver acredita que o esporte é peça fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas.

O espaço conta com quadra poliesportiva, salas de atividades e reuniões, piscina aquecida coberta, vestiário e estacionamento próprio e gratuito para os alunos.

Funcionamento

Segunda a sexta:    das  8  às  21 horas

Sábado: das 9 às 13 horas

Endereço

R. Padre Benedito de Camargo, 573

Penha de França, São Paulo/SP

CEP: 03.604-010

 

(11) 2082-2526

(11) 94307-4377

conviver@esporteconviver.com.br

Contato

  • esporte conviver no facebook
  • esporte conviver no instagram

© Escola  de Esportes Conviver - 2020  | Todos os direitos reservados