Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

As habilidades sociemocionais na natação

O meio líquido nunca foi exclusividade dos tempos atuais. Há dados de que na pré-história já se utilizava o meio aquático, e os romanos usavam os banhos de forma curativa e recreacional.

É fato que a água está em todo nosso corpo, bem como na natureza, e compõe a maior parte do nosso planeta.

De acordo com Corrêa e Massaud (2004), os cinco primeiros anos do ciclo de desenvolvimento da criança são primordiais e formativos, e sua influência nos anos seguintes torna-se incalculável (apud Tahara, 2007). Por causa disso, é importante entender que para evitar futuros traumas ou fobias da água, a criança necessita de uma adaptação (não agressiva) no meio líquido. A natação proporciona ao aluno a possibilidade de superar suas próprias dificuldades e, consequentemente, desenvolver suas potencialidades.

Uma aula extremamente técnica para a iniciação no meio aquático torna-se desgastante e desestimulante, causando desconfortos que, de forma intrínseca, podem gerar aversão da criança à prática de natação. Com o emprego de jogos e brincadeiras, a aula se torna muito mais produtiva, dinâmica e prazerosa.


As Habilidades socioemocionais no meio líquido.

Agora que entendemos a importância de uma prática, nos estágios iniciais da maturação dos alunos, de forma prazerosa e lúdica, podemos introduzir um conceito de extrema importância na vida de jovens e adultos. As habilidades socioemocionais compõem competências que devem ser desenvolvidas, a fim de facilitar o convívio e a forma como aquele indivíduo se expõe em sociedade. Psicólogos acreditam que é possível analisar a personalidade humana em 5 dimensões: abertura a novas experiências, consciência, extroversão, amabilidade e estabilidade emocional.


Abertura a novas experiências

Significa estar disposto a experimentar novas habilidades, novos caminhos, novas possibilidades. Nas aulas de natação, exploramos o senso imaginativo das crianças, utilizando histórias para conduzir a aula, deixando as crianças mostrarem suas habilidades artísticas e estimulando a curiosidade com momentos de desafios e surpresas.


Consciência

É a tendência a ser focado, organizado e responsável. Durante as aulas, estimulamos as crianças a se organizarem para as atividades, incentivamos a autonomia nas tarefas e cobramos disciplina para realização dos desafios, além de criarmos situações em que o aluno necessita direcionar seus objetivos.


Extroversão

É a característica da criança amável, social, confiante e com bastante energia. Usamos atividades que envolvam uma maior exposição, porém de forma tranquila, aumentando, assim, a energia e coragem das crianças. Trabalhamos de modo a desafiar, com entusiasmo, todas as características que façam com que ela se sinta mais desinibida.


Amabilidade

Crianças com essa habilidade agem de forma cooperativa e não egoísta. Durante as aulas, a criança vivencia situações em que precisa criar empatia com o outro, ser simpática, tolerante e altruísta. Ela precisará, de forma conduzida durante a aula, mostrar essas habilidades, tanto para o colega como para o Professor.


Estabilidade emocional

É a tendência de controlar as emoções em situações de imprevisibilidade. Então, serão criadas situações em que a criança precisará controlar suas emoções, de forma que não haja mudanças bruscas de humor como controlar a irritação, preocupação e não-confiança.

Equipe de Natação, da Esporte Conviver.

31 visualizações

Fundada em 2010, a Escola de Esportes Conviver acredita que o esporte é peça fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas.

O espaço conta com quadra poliesportiva, salas de atividades e reuniões, piscina aquecida coberta, vestiário e estacionamento próprio e gratuito para os alunos.

Funcionamento

Segunda a sexta:    das  8  às  21 horas

Sábado: das 9 às 13 horas

Endereço

R. Padre Benedito de Camargo, 573

Penha de França, São Paulo/SP

CEP: 03.604-010

 

(11) 2082-2526

(11) 94307-4377

conviver@esporteconviver.com.br

Contato

  • esporte conviver no facebook
  • esporte conviver no instagram

© Escola  de Esportes Conviver - 2020  | Todos os direitos reservados