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  • Equipe Esporte Conviver

Colágeno: Alimentos e suplementos que contribuem para melhorar a saúde

Atualizado: 11 de mai. de 2020

O colágeno é uma proteína formada por aminoácidos, que são como tijolos unidos formando uma estrutura, quel representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é proporcionar sustentação às células, mantendo-as unidas. É o colágeno que dá resistência e elasticidade à pele e reforça os tendões e ligamentos. Está presente em todas as nossas cartilagens e é um dos principais responsáveis por manter nossas unhas fortes.


Neste blog-post, produzido em conjunto com a redação da Esporte Conviver, apresentamos diversas curiosidades sobre o colágeno.


Você com certeza já ouviu falar sobre o colágeno, mas realmente sabe como aproveitar todos os benefícios de uma alimentação rica em nutrientes? Vamos ajudá-lo a entender melhor como realizar sua mudança de hábitos alimentares e alinhar a prática esportiva saudável.


Nosso organismo produz o colágeno, naturalmente, por intermédio da metabolização (transformação) de alguns alimentos. Essa produção se mantém alta até os 25 anos. Após esse marco temporal, tem uma queda na produção de 1% ao ano. É nessa etapa que aparecem as linhas de expressão e flacidez da pele, sem contar que para as mulheres a queda é ainda maior na produção, em comparação com os homens. O início da menopausa é um dos fatores que contribuem para a queda da produção de colágeno.



ALERTA: ESCUTE O QUE SEU CORPO FALA.


Você pode perceber que a produção de colágeno está baixa quando começarem a surgir dores articulares, tendinites, queda de cabelo. É nessa fase que começam a aparecer as primeiras rugas e suas unhas estão enfraquecidas. Mas calma, não precisamos entrar em desespero. Existem nutrientes que contribuem para a produção de colágeno, e o mais legal: eles podem estar dentro da sua cozinha.


O que vale para administrar a produção de colágeno por conta própria é ingerir a quantidade ideal de proteínas magras e o ômega-3, para estimular a produção desta vitamina. Devemos procurar alimentos que contenham lisina, vitamina C, vitamina E, vitamina A, enxofre, cobre, selênio, zinco, silício e licopeno.


Darei a vocês, na continuação deste texto, os alimentos-chaves que são as principais fontes de vitaminas necessárias para a produção do colágeno.



COLÁGENO E VITAMINAS PARA SUA PRODUÇÃO EM MASSA.


Começamos com a lisina, que é importante na formação de proteínas de uma forma geral no corpo, incluindo nosso colágeno. Lembre-se que ele representa 25% de toda proteína do corpo.


Encontramos a lisina:

  • Nos laticínios;

  • Nas carnes (vermelha ou branca), peixes;

  • Nos ovos;

  • Na lentilha;

  • No amendoim;

  • Na soja;

  • No tofu;

  • Nas sementes de: quinoa e abóbora.


A vitamina C, que atua na preservação e formação do colágeno na pele, está presente nas frutas cítricas, vegetais de folhas verde-escuras.


Encontramos a Vitamina C:

  • No pimentão;

  • Na goiaba;

  • Na acerola;

  • No açaí;

  • No kiwi;

  • No cranberry.