Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

Como não se apaixonar pelo handebol?

Atualizado: 27 de Fev de 2020


Handebol é um esporte amador, incrível, empolgante e acelerado, que combina técnicas de futebol e de basquete. É uma modalidade disputada em equipe, em que a bola deve ser conduzida e arremessada somente com as mãos.

O handebol é um dos esportes coletivos mais praticados em escolas do Brasil. Trabalha com movimentos que, para serem realizados, exigem habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e lançar. Queimando cerca de 750 calorias por hora de treino, o handebol é um grande aliado da saúde, pois desenvolve os estímulos de percepção espacial e temporal, lateralidade do corpo e da visão, equilíbrio e velocidade de corrida.

A prática do handebol melhora a coordenação motora, trabalha a capacidade cardiorrespiratória, desenvolve os músculos, exercita a agilidade e objetividade da mente, propicia a sociabilidade e traz inúmeros benefícios para o bem-estar físico e psicológico das crianças e jovens.

Passes, dribles, recepções, arremessos, progressões, marcações e fintas, são alguns dos fundamentos básicos do handebol. Assim como outros esportes coletivos, o handebol contribui para o desenvolvimento social e físico de nossas crianças e jovens. É preciso ter cuidado, porém, com a possibilidade de lesões fortes devido aos impactos e movimentos repetitivos.

O Handebol é um esporte praticado em quadra, possuindo duas equipes de sete jogadores em cada lado, sendo seis de linha e um goleiro. Seu objetivo final é o gol, por nós muito conhecido em função da paixão que nutrimos pelo futebol.

Há quem diga que o Handebol não é futebol com as mãos, mas sim um jogo de xadrez com uma bola, pois necessita muita inteligência e estratégia por parte de toda a equipe. Isso faz dele um esporte de muita coletividade.

A promoção da atividade física é muito importante em qualquer fase da vida, mas na infância ela constitui fator primordial para o desenvolvimento de hábitos saudáveis.

Qualquer pessoa que goze de uma boa forma física pode praticar o handebol. A partir dos 6 ou 7 anos de idade, as crianças já podem começar a vivenciar pequenos jogos de forma lúdica, ou seja, sem regras complexas para que a prática fique bem prazerosa. A partir dos 10 anos, em geral, as atividades podem ser realizadas normalmente, com todas as regras e fundamentos do esporte.

Mesmo sendo uma modalidade olímpica, não há no Brasil um grande incentivo para que os atletas, depois da fase escolar, continuem praticando o handebol. Apenas algumas escolas de esportes e clubes particulares mantém viva e atuante a modalidade.

Por que praticar handebol? Porque é um esporte maravilhoso, apaixonante. Handebol é vida, é emoção, é agilidade, é vibração, é garra, é união!!! Então, que tal começar agora a jogar handebol?

Prazeres Augusta P. Souza

Bacharel em Educação Física e Saúde p/Universidade de São Paulo - USP

Diretora da Escola de Esportes Conviver

Aqui na Esporte Conviver, as aulas de Handebol acontecem às terças e quintas-feiras, das 16 às 17 horas. CLIQUE AQUI e agende, agora mesmo, uma aula sem compromisso.

#handebol #esportes #esportescoletivos #zonalestesp #penhasp #crianças

75 visualizações

Posts recentes

Ver tudo