Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

O Karatê como instrumento de formação global no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

No mundo de hoje, é relativamente normal que alguns valores como disciplina e respeito sejam esquecidos ou deixados de lado. Geralmente os pais trabalham e, às vezes, isso faz com que estejam ausentes a maior parte do tempo, impedindo-os de atuarem mais fortemente na construção desses valores na criança e no adolescente que, normalmente, passam grande parte do dia diante de uma televisão, na internet ou com companhias inadequadas. Para agravar ainda mais a situação, as escolas geralmente priorizam as questões intelectuais, dando menos atenção às disciplinas relacionadas à ética e moral, cujos ensinamentos influenciam diretamente no comportamento disciplinar social.

O termo aprendizagem implica em um processo de assimilação de elementos novos às estruturas anteriores. [...] querer aprender um gesto novo é fazer referência a qualquer coisa já realizada, ou que poderá ser utilizado para a realização do gesto novo. Então, aprender é construir uma novidade, apoiando-se em estruturas já construídas, modificando-as sem que para isso sejam destruídas pelo processo de acomodação à situação nova (CARRASCO, 1982 apud ALMEIDA, 1995, p. 24).

A prática de KARATÊ, sob a orientação correta e motivada de professores qualificados, trará benefícios inestimáveis para a criança ou adolescente. Esses benefícios não se restringem somente à possibilidade de os jovens terem uma vida plenamente saudável mas, também, à certeza de que estarão evitando certos malefícios, tais como o sedentarismo e vícios destrutivos (drogas, álcool, cigarro etc).

Também são normalmente trabalhadas, através do Karatê, as habilidades socioemocionais. Dentre elas, podemos destacar: autoconfiança, assertividade, empatia, autocontrole e disciplina.

Assim, podemos concluir que a criança ou adolescente, que se dedica à prática do karatê, tem a oportunidade de, além de se desenvolver no aspecto físico, também aprender, através dessa arte marcial milenar, a respeitar e se sociabilizar com outras pessoas, de modo a ter fortalecida sua personalidade, tornando-se um adulto seguro e aceito pelos que o rodeiam.

Então, vamos praticar karatê, para termos uma vida saudável em todos os aspectos.

Prof. João Batista da Silva - Educação Física – Karatê – Esporte Conviver

21 visualizações

Funcionamento

Segunda a sexta:    das  8  às  21 horas

Sábado: das 9 às 13 horas

Endereço

R. Padre Benedito de Camargo, 573

Penha de França, São Paulo/SP

CEP: 03.604-010

 

(11) 2082-2526

(11) 94307-4377

conviver@esporteconviver.com.br

Contato

Fundada em 2010, a Escola de Esportes Conviver acredita que o esporte é peça fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas.

O espaço conta com quadra poliesportiva, salas de atividades e reuniões, piscina aquecida coberta, vestiário e estacionamento próprio e gratuito para os alunos.

  • esporte conviver no facebook
  • esporte conviver no instagram

© Escola   de Esportes Conviver - 2020  | Todos os direitos reservados