Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

O Método Conviver

Atualizado: 3 de mar. de 2021

Esporte Conviver implementa uma metodologia revolucionária de ensino, baseada nas competências socioemocionais.

Escrito por Gabriel Galvão.



O Método Conviver visa desenvolver nos seus alunos as habilidades socioemocionais, consideradas pela Unesco como as competências do futuro. Essa metodologia, sendo ensinada junto ao esporte, é muito mais eficaz, tendo em vista que é vivenciada em um momento de descontração e diversão.

Ela é dividida em três vertentes: habilidades socioemocionais, descoberta guiada e corpo saudável. A técnica traz à tona o autoconhecimento para a evolução da inteligência emocional da pessoa. Além disso, a metodologia incentiva a criança a superar seus medos e dificuldades, ajudando-a também na inclusão social.

“O aprimoramento e o desenvolvimento dessas habilidades nunca foram tão importantes como hoje”, afirma Douglas Marques, gestor da Esporte Conviver. “Como todos sabem, existem vários tipos de emoções que sentimos durante toda a vida: medo, coragem, tristeza, felicidade, raiva, entre outros. E não está errado sentir tudo isso, mas o mais importante é ter o controle desses sentimentos.”, adiciona Beca Melo, coordenadora técnica da Esporte Conviver.

O Método Conviver foi desenvolvido para incentivar as crianças a explorarem uma outra vertente do esporte, relacionada ao trabalho em equipe, empatia, amabilidade (fair play), bem como para ajudar alunos com ansiedade, depressão e crises de pânico, consideradas as doenças do século, e em sua maioria geradas pelo estresse da vida em uma metrópole, a saírem desse quadro de estagnação.

A metodologia adotada pela Esporte Conviver é pioneira, o que a torna a primeira escola de esportes a trabalhar com o desenvolvimento humano completo, envolvendo aspectos cognitivos e físicos.

“No esporte, sentimos tudo isso também e é por ele que conseguimos desenvolver melhor o controle dessas emoções, porém de uma forma mais leve e sutil”, conclui Beca.

514 visualizações