Buscar
  • Prazeres Augusta P. Souza - Bacharel em Educação

Por que toda criança deve fazer aula de Teatro?

Atualizado: Fev 27


Você já parou pra pensar nos benefícios que o Teatro traz para a formação das crianças e jovens?

Em algum momento da vida, todos deveriam passar por essa experiência, pois não há nada mais poderoso para melhorar a autoestima da criança do que praticar Teatro. Ser aplaudido e conseguir, com êxito, fazer uma apresentação cênica, provocam uma incrível sensação interna de bem-estar.

Embora possa ser angustiante para muitos estar diante de uma platéia, há uma mágica naquele ambiente que tende a fortalecer a autoconfiança e a fazer com que a criança, mesmo que extremamente tímida, consiga superar quase todas as barreiras existentes.

As aulas visam o desenvolvimento dos alunos, através da expressão corporal, vocal e de improvisação, o que favorece o convívio coletivo, ajuda a fazer amigos, ajuda no autoconhecimento e na formação da personalidade da criança.

Desenvolvimento da memória, criatividade, improvisação, disciplina, comprometimento e dedicação também fazem parte da lista de benefícios das aulas de te

atro. São necessários vários dias e horas de ensaio, sem atrasos ou ausências, para que o resultado final do grupo seja gratificante.

Além disso, as aulas de teatro propiciam uma melhora da postura, da conscientização corporal, da voz e da dicção.

Estudos comprovam que quanto mais cedo a criança é inserida no mundo das artes, melhor. Isso acontece porque, quanto menor a criança, menos tempo ela teve de exposição a padrões e condicionamentos pré-estabelecidos. Normalmente, a melhor fase é a partir dos cinco anos, porque nessa idade quase todas as crianças já sabem ler, entender e memorizar as frases.

Do ponto de vista cognitivo, o teatro colabora para que a criança possa se relacionar melhor com os colegas e tenha a oportunidade de atuar efetivamente no mundo, opinando, criticando e apresentando sugestões sobre os fatos do cotidiano.

E mais, o teatro, também, reforça o interesse das crianças pela leitura, literatura e poesia, o que é fundamental para a formação do pensamento e da personalidade.

Não bastasse tudo isso, o teatro mexe ainda com a imaginação, transportando a criança para um mundo de fantasia e emoção. Mas não é só de contos de fadas que vive o teatro; problemas como a discriminação racial, as tradições locais, o mau rendimento escolar, por exemplo, também são enfocados nas encenações.

A prática do teatro na infância deve limitar-se a que a criança se divirta, brinque no mundo da fantasia, invente, interprete personagens e faça amigos. Ela não precisa ser desinibida, porque o teatro ajuda a combater a timidez e a vergonha.

Nos dias atuais, as crianças têm muitas atividades e, conseqüentemente, muitas cobranças na escola. O teatro acaba sendo um momento de respiro, em que elas podem viajar no imaginário e criar situações malucas e absurdas, sem que sejam cobradas ou recriminadas por isso.

Prazeres Augusta P. Souza

Bacharel em Educação Física e Saúde p/Universidade de São Paulo - USP

Diretora da Escola de Esportes Conviver

Conheça as aulas de Teatro oferecidas na Esporte Conviver. Agende uma aula gratuita para seu filho(a). Ele(a) vai adorar.

Saiba mais acessando: https://www.esporteconviver.com.br/teatro

#Teatro #EsporteConviver #TeatroZonaLeste

38 visualizações

Fundada em 2010, a Escola de Esportes Conviver acredita que o esporte é peça fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas.

O espaço conta com quadra poliesportiva, salas de atividades e reuniões, piscina aquecida coberta, vestiário e estacionamento próprio e gratuito para os alunos.

Funcionamento

Segunda a sexta:    das  8  às  21 horas

Sábado: das 9 às 13 horas

Endereço

R. Padre Benedito de Camargo, 573

Penha de França, São Paulo/SP

CEP: 03.604-010

 

(11) 2082-2526

(11) 94307-4377

conviver@esporteconviver.com.br

Contato

  • esporte conviver no facebook
  • esporte conviver no instagram

© Escola  de Esportes Conviver - 2020  | Todos os direitos reservados