Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

Cinco razões para a criança praticar a Natação


Considerada uma das práticas mais completas, por trabalhar todo o corpo, a Natação vai muito além das piscinas. A modalidade, muito popular no Brasil, vem se destacando por estimular nas crianças a capacidade motora, afetiva e cognitiva.

Entre as razões pelas quais a modalidade deve ter uma chance entre os pequenos, está a melhora na capacidade cardiorrespiratória. Isso se deve aos exercícios de controle da respiração realizados com as crianças, o que fortalece o diafragma – musculatura responsável pelo processo – resultando no aumento da capacidade de oxigenação do corpo e imunidade.

Além disso, a Natação combate a obesidade infantil, pois o gasto calórico pode chegar a 600 calorias, o ideal para crianças acima do peso. Outro fator positivo da prática é proporcionar uma melhora no sono, por conta da sua intensidade e da temperatura da água. Juntos, os fatores auxiliam no relaxamento, fazendo com que a criança durma com mais facilidade.


O desenvolvimento da autoconfiança também está entre as razões pelas quais a Natação é uma prática muito buscada pelos pais que desejam incluir seus filhos em atividades físicas. Por meio da realização dos exercícios, a criança tem a sensação de superação, o que é positivo para a melhora da autoestima.

O ganho de segurança também é um ponto a ser destacado, já que saber nadar é uma habilidade que pode ajudar a criança em momentos de necessidade. As aulas também servem para testar limites e aprender mais sobre as medidas de segurança a serem tomadas em situações adversas, o que diminui o risco de acidentes.

É importante que a criança inicie a prática desde cedo, o que contribui para um desenvolvimento integral, tornando-a um adulto saudável.

Ana Paula da Silva

Bacharel em Educação Física pela UNISANTANA

#Natação #Criança #Esporte

52 visualizações

Posts recentes

Ver tudo