Buscar
  • Equipe Esporte Conviver

Saúde nova em primeiro lugar

Atualizado: Fev 27


O ano novo, em geral, é época de expectativas e renovação de planos. A esperança de dias melhores e de realização dos sonhos habita a cabeça e o coração das pessoas.

Passar mais tempo com a família, alimentar-se melhor, começar a praticar atividades físicas, parar de fumar, dentre outras, são promessas feitas todos os anos, mas que nem sempre são cumpridas.

Todos sabem que o bem mais precioso que as pessoas possuem é a saúde, embora essa seja uma das áreas da vida mais esquecidas. Dar prioridade aos cuidados com a saúde é mais que importante; é essencial! Para entrar o ano com a saúde em alta, são necessários cuidados diários. Mas isso pode ser bem complicado, porque requer muita disciplina e força de vontade. Um grande número de pessoas vai simplesmente vivendo a vida sem se preocupar com isso. As justificativas para essa atitude, geralmente, são: falta de tempo, preguiça, muito trabalho etc.

Doenças como hipertensão e obesidade, ao contrário do que muitos pensam, não são só problemas de adulto. Elas estão cada vez mais comuns e afetam também a saúde das crianças.

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a hipertensão, popularmente conhecida como pressão alta, atinge 30% dos adultos e 6% das crianças no Brasil. Some-se a isso, o fato de que a hipertensão é o motivo causador de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo (OMS, 2012).

Um dos fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão é a obesidade, especialmente na infância e na adolescência. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que uma em cada três crianças estão acima do peso. O grande responsável por esse cenário é o estilo de vida da população, que mudou muito nos últimos anos. O aumento do consumo de alimentos industrializados, calóricos e ricos em sódio, aliado a uma vida mais sedentária, em decorrência dos problemas de segurança das grandes cidades, trouxe para a infância doenças que antes só eram vistas em adultos e idosos.

Crianças com excesso de peso também são vítimas do chamado “bullying”, o que pode causar problemas de autoestima, ansiedade e depressão, que podem marcá-las pelo resto da vida. No caso das crianças, o cuidado da família é fundamental, pois nem sempre os pais têm uma percepção da condição de sobrepeso de seus filhos e da possibilidade de estarem desenvolvendo uma hipertensão.

Que tal fazer deste ano um ano de mudanças importantes?

A prevenção é o melhor remédio, por isso não é preciso esperar um diagnóstico de uma doença já instalada para começar a se mexer.

A adoção de hábitos saudáveis como atividade física regular (meia hora por dia, cinco vezes por semana), alimentação saudável (ingerir mais legumes, verduras e frutas e diminuir o consumo de sal e de carboidratos), boas horas de sono, perda de peso e tempo para lazer e para estar com a família, pode ser o início de uma grande mudança em prol da saúde. Essa mudança, porém, é uma tarefa que não é fácil e precisa ser realizada com o apoio dos familiares e com o acompanhamento de profissionais especializados (médicos, nutricionistas e profissionais de Educação Física ).

Então, ainda está pensando? Não perca mais tempo. Comece agora a sua própria mudança e a mudança dos hábitos de seus filhos. O tempo é curto demais e 365 dias passam muito rapidamente. Pensamento positivo! Não deixe que este seja mais um ano de lamentações: mexa-se já!

Prazeres Augusta P. Souza

Formada em Educação Física e Saúde, pela Universidade de São Paulo (USP).

Diretora da Escola de Esportes Conviver.

Faça como o artigo acima citado, mude seus hábitos agora e conte com a Esporte Conviver, para dar o pontapé inicial em seus objetivos !

Entre em contato, através do telefone : (11) 2082-2526

Referências

Gazeta Penhense - Edição de nº 2254

#saúde #esportes #bemestar #pontapéinicial

10 visualizações

Fundada em 2010, a Escola de Esportes Conviver acredita que o esporte é peça fundamental para o desenvolvimento integral das pessoas.

O espaço conta com quadra poliesportiva, salas de atividades e reuniões, piscina aquecida coberta, vestiário e estacionamento próprio e gratuito para os alunos.

Funcionamento

Segunda a sexta:    das  8  às  21 horas

Sábado: das 9 às 13 horas

Endereço

R. Padre Benedito de Camargo, 573

Penha de França, São Paulo/SP

CEP: 03.604-010

 

(11) 2082-2526

(11) 94307-4377

conviver@esporteconviver.com.br

Contato

  • esporte conviver no facebook
  • esporte conviver no instagram

© Escola  de Esportes Conviver - 2020  | Todos os direitos reservados